Entre Corais, Peixes e Keywords

Pense na imagem de um cardume de peixes se movendo.

foto dos peixes1

Ao pensar nesta cena me vem à cabeça a perfeita sincronia entre os peixes, que se movem alinhados, nadando sempre ao lado uns dos outros. Notamos sempre uma reação instantânea dos peixes aos nossos movimentos, ao levantar de uma cadeira, por exemplo.

Tudo isso ocorre devido à NOTOCORDA, um filamento sensível à pressão ambiente que está presente em todos os peixes. A água, como excelente transmissor de ondas e pressão, atua imediatamente no órgão, movimentando os cardumes.

Na internet a coisa não é muito diferente.

Embora fisicamente distantes, estamos conectados pelas keywords, pelos interesses e pelos hábitos. Pelo “log” do comportamento.

Buscamos informação para nos tornar autênticos, absorver conhecimento e acabamos plugando nossas “notocordas” na rede tornando-se imediatamente estatística sobre um grupo ou perfil.

Ninguém escapa do big-board. Nem mesmo no long-tail estamos protegidos.

Já fazemos parte de vários cardumes. A cultura de nicho chegou para ficar.

Quando o Google surgiu, em 1998, ele rápidamente se tornou o grande portal da Internet mundial. Ele tornou-se o “first-step” de qualquer usuário, principalmente os leigos. Ele é a porta de entrada de qualquer pessoa e ao abrir o Browser digitamos quase que instantâneamente G-O-O-G….

Começou aí o meu questionamento: Quem trabalha para quem ?


  1. Peter

    Caro,

    Filosoficamente seguindo a introdução da noto corda ser um filamento assimétrica da física mas prefiro considerar esse comportamento como “caos comum”, uma tendência viciosa que favorece o fist-step no caso. Não sei a resposta a sua pergunta mas complemento que em casos de euforia a participação individual de cada elemento do cardume é que define quem terá a nadadeira funcionando no dia seguinte..

    Seja feliz..




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: