Site pronto, tudo bonito, rodando. Ok.

E agora ?

Se fazer um site já é complicado, imagine então ter que ‘povoá-lo’ de internautas, clientes e fornecedores. Para alavancar os acessos do seu site, preparei um guia passo-a-passo.

Qual o seu Objetivo?

Em primeiro lugar você deve ter em mente, de forma clara, o seu objetivo de inserção no mercado – traduzindo: você pretende gerar vendas (performance) ou desenvolver a sua marca (branding + time spending) ? Os usuários vão se cadastrar ? Vão retornar ao seu site de tempos em tempos ?

De onde virão os usuários ?

Depois de traçar a sua estratégia você poderá contar com as seguintes fontes de tráfego para alavancar os acessos:

Tráfego Pago
– Paid Search (Google / Yahoo)
– Links Patrocinados (UOL)
– Display Media (Banners)

Tráfego Não-Pago
– Organic Search (Google, Yahoo e buscadores)
– Marketing de Guerrilha (Posts e Divulgações em Fórums)
– Acessos Diretos (www) e Indicação de Amigos
– Newsletter para Base
– Promoção Cultural (member-get-member)

Como medir o ROI e o Tráfego ?

Você deverá eleger que ação do usuário gera retorno financeiro, ou então alguma métrica que represente o ‘sucesso’ do seu site.

O seu site poderá vender pela internet, gerar ligações de consulta e vendas, gerar cadastro para mailing, acessos no CHAT online, enfim… são várias as métricas para você avaliar. Você deverá ter controle sobre o resultado que cada uma das formas de mídia (tráfego) promovem no seu site.

Ex.: Se o seu site for de uma imobiliária, por exemplo, e você deseja que os usuários entrem no CHAT e iniciem uma conversa com um corretor, você deverá trackear (rastrear) o tráfego e medir quantos acessos são necessários para gerar uma conversa.

É através deste controle que você avalia os seus investimentos em mídia e, consequentemente, o ROI (Retorno do Investimento).

Quanto mais acessos você tiver, proveniente de tráfego não-pago, melhor será o seu ROI. A melhor maneira de crescer com eficiência é analisando periodicamente o seu retorno sobre cada uma das mídias, promovendo os ajustes necessários.

IMPORTANTE: Não comece seus investimentos sem antes possuir uma ferramenta para mensurar o seu ROI. Em breve postarei um código de uma ferramenta que faz isso, chamada ROI TRACKING.




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