Produção Web: fases da produção web

A engenharia de produção web é uma atividade complexa.

Engenheiros constróem fábricas, prédios, equipamentos e produtos para atender as necessidades da sociedade. A Engenharia de Produtos Web é aquela que reúne esforços para oferecer produtos e serviços através da Internet.

Embora o produto final seja sempre “virtual”, a produção web convive com desafios reais, demandando profissionais com os mais diversificados conhecimentos.

Fluxo normal da produção web:

Interface, Navegação e Arquitetura de Informação
Montagem e preparação das telas que serão apresentadas ao usuário no site. Neste ponto é desenhado o fluxograma do site (como as pessoas navegam nele e através das páginas) e também são previstos os botões, formulários, áreas de publicidade on-line (display media) e outros.

Design de Interface
Nesta etapa o site é desenhado em programas editoriais como Photoshop e Fireworks, sendo ‘recortado’ para utilização em camadas na próxima etapa.

WebDesign de Templates
Montagem dos templates em HTML, XHTML e CSS que serão mostrados ao usuário. Neste momento os arquivos de imagem são aplicados às camadas do template.

Planejamento de Banco de Dados
Definido a arquitetura de informação, o próximo passo é o planejamento do bando de dados que irá armazenar as informações do site. Nesta etapa são definidas as tabelas, campos e relacionamentos do banco.

Ambiente e Infra-Estrutura
Onde vai ficar o site ? Qual será o banco de dados ? O planejamento de carga e necessidade de recursos são previstos neste estágio, definindo o ambiente e a linguagem de programação (as principais linguagens são
Java, ASP, PHP e ColdFusion). Os servidores são testados e estão prontos.
DICA: A escolha da linguagem é muito importante pois vai definir os custos de mão de obra e infra-estrutura na manutenção do produto.

Codificação da Aplicação
A aplicação é o ‘programa’ que vai rodar por trás das páginas e templates do site. A aplicação vai permitir a manipulação de informações no banco através do site.

Testes de Funcionamento e Segurança
O ponto final do processo de desenvolvimento são os testes de usabilidade e segurança. No pré-lançamento ou ‘delivery’  da produção web são testados os recursos, performance da aplicação, tempo de resposta e também as principais falhas de segurança (vulnerabilidades) conhecidas.

Diagrama de GauntDiagrama da Produção Web

Caminho PERT/CPM das atividades sendo realizadas em paralelo no menor tempo possível. Algumas atividades são dependentes e, por este motivo, o caminho crítico da produção web é bastante definido.



    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: