Independência Financeira: este sonho existe ?

A tão sonhada independência financeira pode estar mais próxima do que você imagina. O primeiro passo é entender os conceitos para atingir os objetivos. O segundo é colocá-los em prática! (boa sorte!)

São duas as principais barreiras que impedem as pessoas de atingir a independência financeira:

1) Não saber Poupar
2) Não saber Investir

Poupança e Investimento são dois conceitos relacionados, e muito frequente as pessoas os confundem entre si, porém poupar e investir são duas missões completamente distintas – requerem habilidades completamente diferentes.

Habilidade de Poupar  (Taxa de Poupança)

Poupar é a ‘arte’ de gastar menos do que você ganha, fazendo com que os seus ativos acumulem ao longo do tempo.

O poupador não se preocupa com o presente e é disciplinado o suficiente para não assumir mais compromissos financeiros do que pode  absorver.

A taxa de poupança está ligada à cultura da população – uma vez que a mídia, comerciais do varejo e os ensinamentos da família exercem profunda relação com a taxa de poupança de uma civilização.

Veja abaixo um comparativo da taxa de poupança dos principais países do globo:

Taxa de Poupança - Gráfico
fonte: Eliana Cardoso - Sobre Cigarras e Formigas

A China possui uma taxa de poupança de 45%. Praticamente o dobro do Brasil. A taxa de poupança, além de influenciar no crescimento do país – a China cresce a 10% ao ano, contra 3-4% do Brasil, afeta a disponibilidade de crédito do mercado.

Porque não poupar?

A maioria das pessoas não poupa por falta de disciplina. Outras, tentam viver com foco no ‘presente’ despendendo com viagens, roupas e um consumismo exagerado para fazer valer a sua existência.

Também não é raro encontrar pessoas que não poupam pois não conseguem enxergar benefícios, não conhecem os investimentos e portanto não se sentem à vontade juntando dinheiro.

Porque poupar ?

A poupança é o único caminho para uma vida financeira estável. Seja para empresas ou mesmo pessoas, a poupança é fundamental para eliminar a presença do capital de terceiros no orçamento.

O capital de terceiros, quase sempre remunerado a altas taxas de juros ou dividendos, atuam como agravante do balanço orçamentário diminuindo cada vez mais a disponibilidade de capital.

A poupança é o primeiro passo para iniciar a construção do seu patrimônio. 

Habilidade de Investir (Investimentos)

Outro impeditivo que também atua como barreira à Independência Financeira é o conhecimento sobre Investimentos.

Não saber investir pode ser comparado a não saber dirigir. Imagine que você precisa cruzar uma longa distância, porém só sabe fazê-lo à pé.

Os motivos podem ser vários, como: medo de andar de carro, acidentes, levar multas, perder a carteira etc… Enfim: quen não investe leva muito mais tempo para chegar em algum lugar do que as pessoas que sabem como movimentar o seu capital.

Mesmo assim, você não é obrigado a dirigir na contra-mão, passar em sinais vermelhos ou dirigir em alta velocidade. Afinal, existem conhecimentos básicos que podem ser aprendidos e praticados para que você não corra um risco excessivo.

Com os investimentos é exatamente assim. Existem ‘conhecimentos’ que precisam ser compreendidos para que você não faça bobagem quando for investir.

Os mais importantes são:
– Lei da Oferta e Demanda;
– Matemática Financeira;
– Juros Simples e Juros Compostos;
– Inflação e Taxa Básica de Juros;
– Diferenças entre Títulos, Imóveis e Negócios;
– Orçamento, Planejamento e Gestão;

Dominando estes termos, você poderá montar um plano financeiro para atingir os seus objetivos e conquistar a Independência Financeira.

O primeiro passo você já deu (ler este texto). De agora em diante, basta se aprofundar nos temas acimas para começar a poupar e investir.

Você terá atingido sua Independência Financeira quando os seus rendimentos forem superiores às suas despesas.

Até a Próxima ;)




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: